Ao escolher o hotel em que você irá se hospedar tenha em mente que o Rio é uma cidade grande. Sendo assim, escolha a localização do hotel de acordo com as atividades que você quer fazer, para não perder muito tempo com deslocamentos e aproveitar melhor o dia.
Saiba ainda que, por ser uma cidade turística, os hotéis ficam lotados na alta temporada e os preços sobem. Mas em geral a hospedagem é cara o ano todo. Não deixe para reservar hotel em cima da hora, principalmente para o Carnaval e o réveillon.
Se você vai ao Rio a negócios, planeja conhecer a parte histórica da cidade ou até mesmo fazer compras, uma boa opção é escolher um hotel no Centro. O bairro é bem localizado e são fartas as opções de transportes. Além disso, o centro fica próximo do Aeroporto Santos Dumont, uma mão na roda para quem chega por esse aeroporto. Outra alternativa na região central da cidade é Santa Teresa, que além de ser um bairro cheio de charme, possui pousadas aconchegantes.
Para aproveitar as praias e conhecer restaurantes e lojas diferentes, o melhor é ficar na Zona Sul. Em Copacabana, por exemplo, é um dos bairros que conta com mais hotéis. A vantagem de ficar nessa área é estar perto de um dos pontos mais badalados da cidade e ao mesmo tempo poder se valer da concorrência e garantir preços legais nas diárias mesmo numa área tão famosa.
Ipanema e Leblon são bairros nobres excelentes para quem busca um ambiente mais refinado e proximidade com belas praias. O comércio nesses bairros é abundante, com opções de restaurantes ótimos. Por ser uma área mais nobre os valores das diárias são mais caros, mas as redes de hotéis nessa região são de primeira linha.