Quando for escolher onde se hospedar para conhecer Machu Picchu é necessário saber que, próximo ao sítio arqueológico, há de fato, apenas um hotel. Esse hotel é alvo de muitas críticas, por estar numa região considerada Patrimônio Mundial pela Unesco.
Sabendo disso, você terá de escolher um lugar ao redor da cidade para ficar. O vilarejo mais próximo é Águas Calientes, o último antes do sítio arqueológico (20 minutos de ônibus). É vantajoso ficar nele porque sua infraestrutura é boa e, assim, você tem a oportunidade de conhecer mais cedo MP. Outros lugares, como Ollantaytambo (2 horas de trem) e Cusco (entre 3 e 4 horas de trem), também são usados pelos turistas para passar a noite.
Os valores das hospedagens variam como nas grandes cidades - há desde hotel cinco estrelas a hostels -, mas tenha que em mente que as hospedagens normalmente são curtas, já que um dia é suficiente para conhecer Machu Picchu e boa parte dos hotéis são simples. Os hotéis grandes e com mais conforto são bem caros.
Em Águas Calientes, uma boa opção para quem não quer gastar muito é o Inti Wiñaywayna Hotel. O lugar é simples, mas suficiente para um estadia curta. Se quiser uma hospedagem mais luxuosa, mas ao mesmo tempo com ótima estrutura, opte pelo Sumaq. As diárias têm preços salgados, e é mais recomendável para quem vai ao lugar comemorando uma data especial.
Em Cusco, há muito mais opções - e melhores. Ficar na cidade é interessante porque você pode conhecer também os pontos turísticos de lá. Cusco foi a capital da cultura inca e não faltam lugares interessantes para conhecer. O Novotel, por exemplo, é uma opção legal para quem quer conforto e boa localização.