Cusco possui ótima estrutura para turistas e, mesmo que tenha fama de ser um destino voltado para mochileiros e viajantes solo, possui um grande leque de hotéis para quem busca conforto. Esqueça a imagem de um lugar que tem apenas alguergues e hostels, a capital inca tem hotéis de excelente qualidade, com preços variados.
Quanto à localização, não há como errar! A melhor área para se hospedar em Cusco é próximo à Praça de Armas, local central, com diversos pontos turísticos, restaurantes e lojinhas. A cidade é a base para conhecer diversos sítios arqueológicos peruanos e oferece acomodações para todos os bolsos - desde albergues a hotéis-butiques. O Novotel e o Tierra Viva são opções interessantes de acomodação, com comodidade e boa localização.
Uma curiosidade interessante é que hoje em dia diversos hotéis funcionam em casas construídas durante o período colonial. Não raramente você terá a chance de se hospedar num conjunto arquitetônico incrível e sentir a forte presença da história da cidade sem precisar sair de seu hotel.
Junho, julho e agosto são meses movimentados na cidade; portanto, quem planeja viajar nessa época deve ter o cuidado de escolher um hotel com antecedência.